O RH DO FUTURO





      Por diversas vezes ao iniciar trabalhos de consultoria me deparei com duas situações: pessoas que acham que RH é sinônimo de contratar e demitir ou pessoas que sabem o que é Administração de Recursos Humanos(ARH), porém se fixam tanto nos modelos atuais e passados que não deixam espaço para a inovação, mudança e flexibilidade.
    Segundo Bloch(2014) "Os atuais modelos estão esgotados e ultrapassados. Basta observar que os sistemas de gestão de pessoas — treinamentos, pesquisas, avaliações — são os mesmos há décadas.[...]" e mais "[...]O fato é que a sociedade está passando por grandes mudanças e os profissionais de RH, que devem ser os tradutores dessas transformações para as discussões estratégicas, precisam inseri-las no contexto das organizações.[...]" (BLOCH, 2014).
   Nos últimos anos as empresas brasileiras sofreram grande impacto de diversas organizações e movimentos, desde questões como a importância da sustentabilidade até manifestações pela humanização do tratamento dentro das empresas, "[...] o sindicato é apenas um entre vários atores que influenciam o universo das empresas, como as lideranças locais mobilizadas por meio das redes sociais.[...]" (BLOCH, 2014).

       Mas como deve ser realmente um "RH do futuro"?

      A ARH futurista é aquela que está se preparando para receber a geração da diversidade e da constante mudança, que não fica preocupada apenas com o pagamento do salário em dia, mas também com questões sócio-ambientais, que trata seu colaborador como ser humano, que cria parcerias de sucesso não só com seus fornecedores ou clientes, mas também com seus colaboradores. O RH do Futuro tem como objetivo motivar, liderar e influenciar seus colaboradores( ou melhor PARCEIROS) a atingir as metas definidas pela empresa( ou melhor TIME).
     O RH trabalha em conjunto com os lideres"[...] O trabalho em equipe é fundamental para se atingir resultados. É importante que o líder estabeleça um relacionamento de confiança com sua equipe, pois só assim a comunicação entre o emissor-receptor será eficaz.[...]" (Barbosa, 2014).
     O RH do Futuro não é só um setor que existe para gerenciar documentos, ele é um ativo muito importante para a empresa e traz consigo uma agressividade que leva a alcançar resultados inacreditáveis.
     Com isso não só o setor está mudando mais o perfil desses profissionais também, eles no geral são mais dinâmicos, proativos, dedicados, buscam crescer rápido e se satisfazerem.
   Para os gestores o seguintes conselho "[...] Essa nova realidade está exigindo uma mudança na postura por parte de quem trabalha na área de recursos humanos [...]" (CANNATARO, 2013), e mais, "[...] Esses profissionais terão que passar por experiências diferentes e mesmo difíceis e ruins, para que possam aprender a atuar de acordo com essa nova perspectiva [...]" (CANNATARO,2013).
     Para quem começa agora essa caminhada não se esqueça o mundo está mudando e para quem já vive essa realidade não se esqueça o mundo está mudando.
      Para finalizarmos não se esqueça "[...] Cada equipe tem sua particularidade, mas o meu conselho para uma seleção atingir seus objetivos é potencializar os espíritos de grupo respeitando as individualidades.[...]" (Barbosa, 2014).  

    
Referências

CANNATARO, Luzia Jurema.  PARA ONDE CAMINHA O RH NO FUTURO?. Disponível em <http://www.rhportal.com.br/artigos/rh.php?idc_cad=5j82jdhet>. Acesso em 04 jul. 2014.

BARBOSA, Ricado M. NAS SELEÇÕES E NAS EMPRESAS GESTÃO DE PESSOAS É FUNDAMENTAL PARA A VITÓRIA. Disponível em <http://www.segs.com.br/so-seguros/164319--nas-selecoes-e-nas-empresas-a-gestao-de-pessoas-e-fundamental-para-a-vitoria.html>. Acesso em 04 jul. 2014.


BLOCH, Vicky. O LEGADO DO RH. Disponível em <http://exame.abril.com.br/revista-voce-rh/edicoes/32/noticias/o-legado-do-rh>. Acesso em 04 jul. 2014.

Comentários

Postagens mais visitadas