ÉTICA PROFISSIONAL: SERÁ QUE TAMBÉM SOMOS CORRUPTOS?

Autor: Addae do Carmo
  
   Todos os dias nos vemos frente a diversas possibilidades e dentre elas algumas ou várias delas não são éticas, ou "corretas" e então nós podemos optar por qual direção, decisão, posição iremos tomar ou assumir. O mesmo ocorre também dentro do ambiente de trabalho, podemos nos tornar seres corruptos ou corruptores, onde muitas vezes usamos o empirismo como desculpa principal, o fato de não conhecer ou saber o que é certo ou errado.
      O termo Ética Profissional que vem sendo difundido dentro das organizações não deve ser apenas um conceito para se colocar no papel e criar um código de conduta e ética, mas deve ser constantemente repensado e reavaliado por todos, ponderado e colocado em pratica de forma sistemática.
     O grande problema é que o ser humano por natureza tende a se tornar um ser corrupto, visto que somos seres individualistas e tendemos sempre a nos colocarmos sempre antes do outros e nos preocuparmos com as nossas necessidades e desejos, o que facilita que nos tornemos corruptores. Nos deparamos diariamente com situações que devemos agir de forma contrária a nossos desejos e necessidades, onde devemos nos colocar em segundo plano para atingir resultados coletivos e nesses momentos somos testados e levados a praticar a Ética Profissional.
     A Ética no ambiente de trabalho pode começar com coisas simples como, não mentir, não enganar, ser claro, não roubar até ações mais graves, como não fraudar, não praticar crimes. A partir do momento que deixamos de praticar ações puramente para a nossa satisfação e buscamos trabalhar o interesse coletivo, damos o primeiro passo rumo aos princípios éticos.
      O ser corrupto não é apenas no serviço público, quando damos um atestado médico sem ao menos estar doente é ser corrupto, quando mentimos no telefone, damos nomes falsos, fraudamos relatórios, alteramos demostrativos e balanços, entre outras coisas nos tornamos corruptores, pois estamos corrompendo o sistema, estamos indo contra princípios éticos básicos.
     O vídeo abaixo fala sobre esse temas de forma geral, reforma a mensagem passada, espero que tenham gostado e até a próxima!
       





GOSTOU?? COMPARTILHE!!

Comentários

Postagens mais visitadas