VOCÊ REALMENTE ESTÁ PRONTO PARA LIDERAR?





Autor: Addae do Carmo


     Durante os seis meses de existência deste blog tenho trago diversos artigos e temas na área de gestão e tenho obtido excelentes feedbacks, mas hoje vou fazer uma única pergunta e gostaria que você que está lendo respondesse sinceramente. Não só por “achismo”, mas com toda sinceridade possível. Você está pronto para assumir um cargo de gestão?
Muitas pessoas gostariam de assumir a posição de líderes e até questionam a decisão de seus superiores dizendo: “Ah! Mas se fosse eu que estivesse lá, seria tudo diferente!”, mas será que essa frase é verdade. Uma coisa é conhecer sobre gestão e saber técnicas de gestão e outra é utilizar e realizar a gestão de pessoas na prática e de forma rotineira. Gestão pode se dizer que é uma arte e não basta apenas ler e estudar é preciso praticar para realmente estar pronto. Não quero de forma alguma desprezar e rebaixar o estudo, mas não posso deixar de valorizar a prática.
Posso dizer o contrário, a maioria das pessoas não está pronta para gerir e caso assumam tais posições, podem até mesmo atrapalhar ao invés de solucionar e o mais engraçado e que essas pessoas que querem ser líderes em sua maioria, além de não estarem preparadas não pretendem aprendem ou se preparar no futuro e muito menos para lidar com pessoas. Lógico que existem pessoas que nascem com o dom para trabalhar com pessoas, mas isso não é tão comum assim e nem tão simples, mesmo para os que tem uma extrema facilidade de lidar com pessoas.

Não pretendo me aprofundar a ponto de esgotar esse tema, mas gostaria de deixar para vocês uma foto que achei no linkedin através um de meus contatos e que resume exatamente as características básicas que o líder deve ter. Não se fixe apenas em uma imagem, mas utilize-a para dar o primeiro passo, a liderança e a gestão as artes que só podem ser dominadas através de estudo e prática.

_20141115_223420.JPG

Leu? Gostou? Compartilhe!!!

Comentários

Postagens mais visitadas