SINCRONIZANDO ESTRATÉGIAS

Autor: Addae do Carmo

Trabalhar e desenvolver estratégias é muito difícil e é mais difícil ainda sincronizá-las, pois raramente pessoas de diferentes setores e trabalhos reúnem-se para discutir pontos comum e relevantes para todos.
Esse problema pode ser resolvido de forma rápida e fácil e com ações simples:

·         Envolva pessoas: quanto mais pessoas envolvidas no desenvolvimento de estratégias melhor. O poder quanto mais ele for dividido mais ele aumenta, não tenha medo de passar informações, sua equipe pode lhe surpreender a todo o momento a única coisa que precisa fazer é ouvir.

·         Elimine preconceitos: uma grande barreira para sincronizar estratégias é o preconceito. O fato de não reconhecer uma pessoa por esta em outro setor ou por não fazer o mesmo que você faz ou julgar que a opinião dela será irrelevante, faz com que não de atenção ao que ela tem a dizer e até mesmo não tire o proveito que poderia.

·         Crie planos individuais: crie um plano estratégico para cada setor e sempre que possível revise para ter a certeza que esses planos estão alinhados com o plano geral da organização. Assim é possível ter uma visão macro da organização e ao mesmo tempo fragmentar em micro organizações cada uma com caraterísticas muitas específicas, mas trabalhando para um todo.

·         Explore as particularidades: o setor financeiro tem suas particularidades, assim como outros setores da empresa e é de extrema importância conhecê-las, pois às vezes pode-se implantar uma estratégia em outro setor e não conseguir executá-la no setor financeiro. Por exemplo: nesse setor você precisará ser mais rígido e controlador, pois um descuidado e toda sua empresa pode entrar em colapso, porém ao mesmo tempo terá que lidar com as pessoas que compõe esse setor e precisará ser carismático e amigável.


·         Execute: por mais bonito que seja um plano estratégico ele somente irá funcionar se sair do papel, por mais que utilize Swot, Canvas, BSC, 5w2h, PDCA e qualquer outra ferramenta o seu plano de fato deve funcionar na realidade e não apenas ficar bonito no papel.


Leu? Gostou? Compartilhe!

Comentários

Postagens mais visitadas