7 PRINCÍPIOS DO TRABALHO EM EQUIPE

Autor: Addae do Carmo

Sempre que ouvimos falar em trabalho em equipe nos questionamos sobre o que pode fazer melhorar e tornar a equipe mais produtiva e quase sempre apresentamos falhas nos outros e colocamos outras pessoas como sendo responsáveis pela falha da equipe. Porém o que temos que pensar não é quem é responsável e sim o porquê não deu certo.
 
Na minha experiência com consultoria nos últimos três anos eu elenquei algumas atitudes que são no geral responsáveis por destruir uma equipe e fazer com que o trabalho nunca encontre um fim. Preste atenção nas atitudes elencadas, pois a maioria senão a totalidade dos projetos não que são concluídos apresentaram erros em pelo menos um desses pontos.

1 – Individualismo: quando os indivíduos da equipe não agem priorizando as necessidades do grupo, acabam gerando um desalinhamento de objetivos, onde cada um acaba buscando o que é melhor para cada um e não para o grupo. O individualismo não prejudica apenas dentro das paredes de uma empresa, se você é individualista tende a ser assim em todas as áreas de sua vida, independentemente se for profissional, familiar, conjugal, relacional, entre outras áreas, em todas se tende a ter o mesmo comportamento.

2 – Companheirismo: ser companheiro vai além de ajudar uma vez uma pessoa, companheirismo está relacionado com empatia, cada um deve se colocar no lugar do outro e ver o mundo pelos olhos dele. O companheirismo é se dispor todo tempo para alcançar um resultado comum, não ficar preso apenas em suas tarefas, mas ter em mente as tarefas e o sucesso da equipe, mas veja bem ser companheiro não tem nada a ver com ficar sobrecarregado de serviço para agradar os outros, ou para se dizer que você “é bonzinho”, não, o companheirismo somente surge com sinceridade e transparência, todos devem conhecer as limitações de cada membro da equipe isso somente surge com a pratica da transparência.

3 – Transparência: seja claro não esconda nada, confie em quem está trabalhando pelo mesmo objetivo que você a confiança não pode existir sem transparência, se você esconde os fatos e acontecimentos da sua equipe dificilmente irá conseguir fazer com que eles realmente se envolvam e se comprometam com os objetivos comuns ao grupo.

4 – Confiança: esse é um dos pilares do trabalho em equipe, pois sem confiança nada pode ser desenvolvido. Quando se desconfia em alguém dificilmente conseguirá trabalhar em equipe com essa pessoa, pois o medo e o receio destroem qualquer tipo tentativa de se construir algo produtivo ou se de chegar ao sucesso, pode até acontecer de se chegar ao sucesso em projeto simples e sem grandes desafios, mas quando o projeto exigir grande envolvimento a equipe estará ao fracasso antes mesmo de começar se os membros não se acertarem.

5 – Envolvimento: ninguém gosta de ser deixado de lado e caso alguém não seja envolvido no processo dificilmente conseguirá fazer com que essa pessoa desenvolva qualquer nível de espirito de equipe no decorrer do trabalho, pois o envolvimento é essencial para que se dê inicio ao comprometimento.

6 – Comprometimento: a partir do ponto em que o individuo se envolve com o objetivo da equipe ele tende automaticamente a desenvolver o comprometimento que é buscar sempre dar o melhor de si para o grupo e para os objetivos coletivos, além disso ele tende a compartilhar mais com os outros integrantes e buscar o desenvolvimento geral e colocar as metas coletivas acima das individuais.

7 – Afinidade: por último esse item que tem igual ou maior importância que os outros que é a afinidade. A sintonia entre os membros da equipe faz com que os mesmos possam alcançar resultados melhores e mais satisfatórios. Afinidade é mais do que achar a pessoa legal, ou boazinha, é ir além realmente gostar da pessoa se identificar com seus sonhos e objetivos, ter real empatia pela pessoa e quer chegar ao sucesso juntamente com ela.

Essa dicas podem estar relacionadas ao sucesso ou ao fracasso que sua equipe está tendo, se estiver com problemas em algum desses itens, não fique com medo ou desista, pois você sempre terá a oportunidade de corrigir o que está errado, se não for sua responsabilidade, não espere o responsável se mobilizar comece por você e mesmo que pareça que não esta dando resultado tenha calma, pois uma hora os resultados vem. Ninguém perde por trabalhar em equipe.


Leu? Gostou? Compartilhe!

Comentários

Postagens mais visitadas