7 PRINCÍPIOS DO TRABALHO EM EQUIPE
Autor: Addae do Carmo
Sempre
que ouvimos falar em trabalho em equipe nos questionamos sobre o que pode fazer
melhorar e tornar a equipe mais produtiva e quase sempre apresentamos falhas
nos outros e colocamos outras pessoas como sendo responsáveis pela falha da
equipe. Porém o que temos que pensar não é quem é responsável e sim o porquê
não deu certo.
Na
minha experiência com consultoria nos últimos três anos eu elenquei algumas
atitudes que são no geral responsáveis por destruir uma equipe e fazer com que
o trabalho nunca encontre um fim. Preste atenção nas atitudes elencadas, pois a
maioria senão a totalidade dos projetos não que são concluídos apresentaram
erros em pelo menos um desses pontos.
1 – Individualismo: quando os indivíduos da equipe não agem priorizando as
necessidades do grupo, acabam gerando um desalinhamento de objetivos, onde cada
um acaba buscando o que é melhor para cada um e não para o grupo. O
individualismo não prejudica apenas dentro das paredes de uma empresa, se você
é individualista tende a ser assim em todas as áreas de sua vida,
independentemente se for profissional, familiar, conjugal, relacional, entre
outras áreas, em todas se tende a ter o mesmo comportamento.
2 – Companheirismo: ser companheiro vai além de ajudar uma vez uma pessoa,
companheirismo está relacionado com empatia, cada um deve se colocar no lugar
do outro e ver o mundo pelos olhos dele. O companheirismo é se dispor todo
tempo para alcançar um resultado comum, não ficar preso apenas em suas tarefas,
mas ter em mente as tarefas e o sucesso da equipe, mas veja bem ser companheiro
não tem nada a ver com ficar sobrecarregado de serviço para agradar os outros,
ou para se dizer que você “é bonzinho”, não, o companheirismo somente surge com
sinceridade e transparência, todos devem conhecer as limitações de cada membro
da equipe isso somente surge com a pratica da transparência.
3 – Transparência: seja claro não esconda nada, confie em quem está
trabalhando pelo mesmo objetivo que você a confiança não pode existir sem
transparência, se você esconde os fatos e acontecimentos da sua equipe
dificilmente irá conseguir fazer com que eles realmente se envolvam e se
comprometam com os objetivos comuns ao grupo.
4 – Confiança: esse é um dos pilares do trabalho em equipe, pois sem
confiança nada pode ser desenvolvido. Quando se desconfia em alguém dificilmente
conseguirá trabalhar em equipe com essa pessoa, pois o medo e o receio destroem
qualquer tipo tentativa de se construir algo produtivo ou se de chegar ao
sucesso, pode até acontecer de se chegar ao sucesso em projeto simples e sem
grandes desafios, mas quando o projeto exigir grande envolvimento a equipe
estará ao fracasso antes mesmo de começar se os membros não se acertarem.
5 – Envolvimento: ninguém gosta de ser deixado de lado e caso alguém não seja
envolvido no processo dificilmente conseguirá fazer com que essa pessoa
desenvolva qualquer nível de espirito de equipe no decorrer do trabalho, pois o
envolvimento é essencial para que se dê inicio ao comprometimento.
6 – Comprometimento: a partir do ponto em que o individuo se envolve com o
objetivo da equipe ele tende automaticamente a desenvolver o comprometimento
que é buscar sempre dar o melhor de si para o grupo e para os objetivos
coletivos, além disso ele tende a compartilhar mais com os outros integrantes e
buscar o desenvolvimento geral e colocar as metas coletivas acima das
individuais.
7 – Afinidade: por último esse item que tem igual ou maior importância que
os outros que é a afinidade. A sintonia entre os membros da equipe faz com que
os mesmos possam alcançar resultados melhores e mais satisfatórios. Afinidade é
mais do que achar a pessoa legal, ou boazinha, é ir além realmente gostar da
pessoa se identificar com seus sonhos e objetivos, ter real empatia pela pessoa
e quer chegar ao sucesso juntamente com ela.
Essa
dicas podem estar relacionadas ao sucesso ou ao fracasso que sua equipe está
tendo, se estiver com problemas em algum desses itens, não fique com medo ou
desista, pois você sempre terá a oportunidade de corrigir o que está errado, se
não for sua responsabilidade, não espere o responsável se mobilizar comece por
você e mesmo que pareça que não esta dando resultado tenha calma, pois uma hora
os resultados vem. Ninguém perde por trabalhar em equipe.
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