quarta-feira, 10 de setembro de 2014

NETWORKING: UMA PODEROSA FERRAMENTA PARA O MARKETING PESSOAL

Autor: Addae do Carmo

O atual cenário econômico brasileiro e mundial não tem se mostrado muito animador e frente a isso muito profissionais não tem buscado trabalhar seu Marketing Pessoal, já outros apenas tentam mesmo sem saber por onde começar, ou como começar. Segundo Arcoverde (2014):

“Na correria do dia a dia pode ser complicado se dedicar a mais esse aspecto do trabalho – seja garantir que seus resultados fiquem visíveis dentro da empresa onde trabalha ou para o mercado como um todo -, mas especialistas reforçam que essa é uma habilidade essencial para profissionais atualmente. […]” (ARCOVERDE, 2014).
 
O marketing pessoal muitas vezes é deixado de lado, ou literalmente esquecido, sendo Omelas (2014) “[…] Quando se fala em produto, normalmente se pensa em uma embalagem preferencialmente bonita, atrativa e com conteúdo. Porém, se esta embalagem vier vazia, deixa de ser um produto e passa a ser apenas uma embalagem. […]”. A partir dessa premissa que iremos iniciar nossa abordagem sobre o marketing pessoal com foco em networking e sobre a sua importância para o profissional que quer se destacar no ambiente empresarial.

O que é networking?

Segundo Rego (2014) “Networking é o ato de desenvolver e manter uma rede de contatos informais, com o objetivo de atender a interesses mútuos, geralmente sem o envolvimento de amizade […]”. A partir da definição de Rego temos uma visão simplista do que é networking. A rede de contatos (networking) de um profissional pode se iniciar por contatos formais ou informais, sendo que o interesse pode surgir posteriormente ao primeiro contato, podendo geram ainda um envolvimento de amizade e companheirismo.
Networking nada mais é que uma rede de contatos em que o profissional possui contato pelo menos uma vez a cada seis meses, onde nem sempre se contata por necessidade, mas também para a manutenção da sua rede e até mesmo para estreitar vínculos.

Como começar um networking?

Muitos profissionais não gostam de fazer networking e acham irrelevante ou que não tem ligação com o Marketing Pessoal e acabam desligando essa ferramenta tão importante e de tamanha utilidade do seu Marketing Pessoal. No entanto uma rede de contatos estruturada pode fazer com a sua carreira profissional deslanche mais rapidamente e de forma mais fácil.
Segundo Kometani (2014)

Um bom primeiro passo é se reconectar com amigos antigos, seja da faculdade, da infância ou do trabalho. Segundo Adam Grant, autor do livro "Give and take" (Dar e receber, em português), em alguns casos, retomar esses contatos pode até ajudar mais do que procurar os profissionais mais próximos.” (KOMETANI, 2014).
O primeiro lugar para procurar pessoas para compor seu networking é entre seus amigos e pessoas que você já conhece. Procure saber o que essas pessoas fazem com quem se relacionam e como podem influenciar sua carreira profissional.
Montar rede de contato é muito mais que apenas pegar o nome da pessoa, deve-se saber o que a pessoa faz ter em mãos e-mail e telefone dela. Uma pessoa que você não sabe como entrar em contato não pode compor seu networking, você deve conseguir contata-la de alguma forma.
Segundo o Alerta Emprego (2013), o networking pode oferecer as seguintes vantagens:

·         Ficar a conhecer mais ofertas de emprego (muitas ofertas de emprego não chegam a ser publicitadas, sendo preenchidas através da rede de contatos dos atuais colaboradores da empresa);
·         Ser referenciado por alguém da sua rede de contatos para uma oportunidade;
·         Conhecer informações sobre o empregador antes da entrevista de emprego;
·         Aprender uma nova profissão e conhecer a realidade de trabalho de determinada empresa;
·         Pedir referências (aos membros da rede) de candidatos para preencher vagas na empresa;
·         Pedir informações sobre algum tema específico no qual outro membro da rede seja especialista;
·         Ter conhecimento de Clientes novos para a empresa onde trabalha.


Trabalhar o networking exige tempo e disposição, aproveite para começar o mais rápido possível, pois os resultados podem ser surpreendentes. Não fique com medo ou pense que os outros irão ti achar incompetente por pedir ajuda, o seu sucesso profissional pode estar a um passo.




REFERÊNCIAS

ALERTA EMPREGO. A importância do networking na procura de emprego. Disponível em: <http://blog.alertaemprego.pt/a-importancia-networking-na-procura-de-emprego/>. Acesso em 10 set. 2014.


ARCOVERDE, Letícia. Cuidado com o marketing pessoal ajuda a ter sucesso. Disponível: <http://www.valor.com.br/carreira/3681790/cuidado-com-o-marketing-pessoal-ajuda-ter-sucesso>. Acesso em 04 set.2014.
KOMATANI, Pâmela. Odeia Fazer Networking? Veja dicas para começar uma rede de contatos. Disponível em: <http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2014/08/odeia-fazer-networking-veja-dicas-para-comecar-uma-rede-de-contatos.html>. Acesso em 09 set. 2014.
OMELAS, Cristiane. Marketing Pessoal: Você é o seu melhor produto. Disponível em: <http://www.ebs.edu.br/portal/noticias/marketing-pessoal-voce-e-o-seu-melhor-produto/>. Acesso em 04 set. 2014.

REGO, Guilherme. Networking, o que é isso? Disponível em: <http://revistagestaoenegocios.uol.com.br/gestao-motivacao/45/artigo265195-1.asp/>. Acesso em 09 set. 2014.
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